segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Maria Eduarda Correia (5º E)

UM CIDADÃO ATIVO

As regras do bom cidadão são muito úteis. Estas regras contribuem para uma correta cidadania. A história que se segue fala sobre um menino que sempre teve esperanças em construir uma sociedade melhor, pois esta estava longe de ser exemplar.
Era uma vez uma menino chamado João. O João ia para a escola quando viu uma cadela a ter cinco cachorrinhos, mas sem condições para os tratar. O João levou a cadela e os bebés ao veterinário da cidade, onde mais tarde puderam ser tratados cuidadosamente e adotados.
No outro dia, o João não foi à escola mas ao supermercado. Encontrou um sem-abrigo. Com pena do pobre homem, ofereceu-lhe uma manta, para não ter frio, comida para mais de um mês, livros para ler e muito mais. Deixou assim o pobre homem cheio de bens essenciais à vida humana.
O João vivia numa cidade, porém poluída. Por isso, o João dedicava os seus fins de semana a limpar a sua rua, deixando-a assim sempre a brilhar. A família do João também tinha uma casa no campo e ele ajudava as suas vizinhas já idosas a limpar a rua, a trabalhar a terra, a fazer o pão...
O exemplo do João é só um exemplo de cidadania ativa. Existem muitos mais. Tu só tens de ser um deles!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres comentar?